Um dos primeiros pré-requisitos para ser um profissional de marketing é estar antenado(a) em todas as novidades. Por ser uma profissão que pode ser aplicada em praticamente todos os meios, quem trabalha com marketing precisa estar atento a tudo que está acontecendo!  

E que forma melhor de se atualizar do que ver produções audiovisuais que envolvem o marketing em sua forma aplicada? Por isso que hoje eu vou te listar 5 produções que todo profissional de marketing deve assistir (e não, não vai ter Mad Men, pode ficar tranquil@)! 

I. The Bold Type 

A série americana se passa em Nova Iorque e mostra a vida de 3 amigas que trabalham para a revista Scarlet, um clássico, né? Mas não é só isso!  

O contexto da série se passa na transição da revista impressa para o ambiente digital. As personagens, por atuarem na área do marketing, acabam retratando fragmentos presentes no dia a dia desses profissionais, o que traz a sensação de representatividade na série.  

Ao longo de suas 5 temporadas, The Bold Type expõe um pedacinho do que é trabalhar com marketing, dando sentido à frase: quem vê close, não vê corre. Os dramas, os relacionamentos, tanto construtivos quanto tóxicos, a pressão, o trabalho intenso e descobertas profissionais são temas apresentados. 

II. The Toys That Made Us 

Essa daqui é praticamente uma aula de marketing!  

A série já conta com 3 temporadas e em cada episódio um brinquedo icônico é apresentado desde sua composição até as técnicas que permitiram seu sucesso e manutenção no mercado ao longo de tantos anos. 

Vale muito a pena assistir! Nela você aprende, tem nostalgia e ainda alimenta a criança interior que com certeza já teve ou quis ter algum brinquedo tratado na produção. 

III. Sexify 

Falar de marketing, nos dias de hoje, é falar de tecnologia. Sexify é uma série polonesa que trata da construção de um aplicativo. OK, mas como isso pode ajudar um profissional de marketing?  

Ao longo dos episódios, é relatado todo um planejamento, pautado em temas atuais e relevantes, com definição de público e ideias fervilhando o tempo todo! Quase como estar no ambiente de trabalho.  

Todas essas etapas fazem parte do dia a dia na construção de quem trabalha com mídias sociais. 

IV. Black Mirror 

Até o momento, relatamos experiências positivas e alegres relativas ao ambiente de marketing.  

No entanto, estas últimas duas são para retratar lados perigosos do marketing, pois sabemos a importância de conhecer tanto lados negativos quanto positivos para compreender todas as faces de algo.  

Black Mirror aguça nossa imaginação a conhecer cenários distópicos proporcionados pela tecnologia. Alguns episódios em si retratam impactos preocupantes em relação às redes sociais e nos convidam a refletir bastante sobre onde estamos pisando. 

Prestar atenção em situações hipotéticas é de grande importância para que os erros apresentados possam ser evitados. 

V. The Great Hack

Falamos sobre o lado negativo ficcional e agora continuaremos nesse lado, porém, de casos reais. 

Quem trabalha com marketing ou já o conheceu sabe bem o poder que essa ferramenta tem. Infelizmente, às vezes ela é usada para interesses individuais que causam prejuízos à sociedade, como o caso do documentário Privacidade Hackeada. 

Nela é mostrado como estratégias de marketing e análise de dados manipulou eleições presidenciais em diversos países através de notícias falsas, as fake news, e uso venda ilícita de dados. 

 

Profissionais (os reais, não os gurus) de marketing tem como lema que a ferramenta deve ser usada como meio de persuasão, e não de manipulação.  

O marketing é uma ferramenta grandiosa e tem o prazer de ter pessoas apaixonadas trabalhando com ela diariamente.  

Tão grandiosa que ultrapassa os limites do real e entra nas telinhas para nos fazer rir, chorar, em suma, nos sentir representados!  

Assista às indicações que a Zabumba te deu e una aprendizado com muita diversão 😉 

Escreva um comentário